Linha do tempo

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2016

12/2016
A Ferroeste faz parte do ranking Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul.

08/2016
A Agrária investe mais de R$ 1 milhão em Guarapuava. Além de ampliar a moega, foi implantada fábrica de grits (produtos de farinha de milho) interligada à Ferroeste por correias transportadoras.

06/2016
A Ferroeste, depois da compra de cinco locomotivas e 364 vagões, encerra o 1º semestre com aumento de 14,4% no volume total de cargas, com destaque para o recorde histórico no tráfego interno, com o crescimento de 81%.

03/2016
A Cotriguaçu inaugura, no complexo ferroviário da Ferroeste, em Cascavel (PR), o seu Terminal Logístico de Granéis. O valor do investimento foi de R$ 65 milhões.

02/2016
A Ferroeste aumentou em 143% o transporte de grãos e escoamento dos produtos entre Cascavel e Guarapuava, em janeiro.

01/2016
A Ferroeste inicia o ano com uma frota de 15 locomotivas. No começo da gestão do governo, há cinco anos, eram cinco locomotivas. Nesse período foram investidos mais de R$ 8 milhões para modernizar a Ferroeste. O número de vagões subiu de 60 vagões para mais de 300 vagões. A empresa dobrou a capacidade de tração.


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2015

12/2015
O governador do Paraná, Beto Richa, fez a entrega, em Cascavel, no Oeste do Estado, de cinco novas locomotivas e mais vagões graneleiros comprados pela Ferroeste. As novas máquinas foram compradas com investimento de R$ 4 milhões.

11/2015
A Ferroeste recebe as primeiras três das cinco locomotivas compradas para reforçar a frota. Também foram avaliados os primeiros 40 vagões de cerca de 400 adquiridos.

10/2015
A Ferroeste realiza processo seletivo simplificado (PSS) para preenchimento de onze vagas de maquinista, operador de manobra e operador de produção. 

09/2015
Pela primeira vez, após a construção, a Ferroeste realiza serviços de alinhamento, nivelamento e socaria de lastro nos trilhos, em sua via permanente. As viagens ficarão mais seguras e mais rápidas.

08/2015
A Ferroeste fez a maior aquisição de maquinário de seus 30 anos de existência. A empresa comprou cinco locomotivas MX 620 e 400 vagões graneleiros FHD e deve dobrar sua capacidade de tração.

07/2015
O transporte de contêineres frigorificados, no primeiro semestre, foi superior em 63,5% à produção registrada no mesmo período do ano passado.

04/2015
A Ferroeste apresenta o melhor primeiro trimestral na movimentação de cargas dos últimos quatro anos.

03/2015
Depois de adquirir duas locomotivas próprias em 2014, a Ferroeste alugou uma locomotiva GM G12 (motor diesel 645E) que acrescenta 11% de tração à sua capacidade.

Para cortar despesas e melhorar o desempenho da frota, a Ferroeste destina R$ 1,5 milhão para a recuperar a modernizar motores a diesel de locomotivas.

01/2015
A Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) encerrou 2014 com crescimento significativo na movimentação de cargas. O volume transportado teve um aumento de 26% em relação a 2013.


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2014

12/2014
A Ferroeste, em Cascavel, é apontada como um dos três terminais ferroviários com maior número de operadoras de cargas atuando em suas instalações, segundo Estudo de Mercado da Revista Ferroviária.

A Ferroeste adquire dispositivo de segurança denominado “End of train” (EOT), equipamento eletrônico, instalado na traseira da composição, que aumenta a segurança e integridade do comboio.

Em quatro anos, a Ferroeste investiu 427% a mais que nos oito anos anteriores de operação direta da malha.

10/2014
Aumenta a movimentação de contêineres. Nos nove primeiros meses de 2014 foram transportados 12% contêineres a mais do que no mesmo período de 2013.

08/2014
A Ferroeste é uma das 500 Maiores empresas do Sul do país, segundo ranking da PwC – PriceWaterhouseCoopers e Revista Amanhã, na 286ª colocação.

07/2014
O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) indica o presidente da Ferroeste para compor o Conselho de Administração (Consad) dos portos paranaenses.

06/2014
A produção consolidada da Ferroeste nos meses de março, abril e maio se apresenta com o melhor resultado dos últimos quatro anos. Nos meses de março, abril e maio também houve o melhor resultado do faturamento da empresa dos últimos cinco anos.

05/2014
A Ferroeste ampliou o volume do fluxo interno de cargas. No primeiro quadrimestre dos últimos três anos e meio, houve um aumento médio de 182% nesse tipo de operação, realizada dentro dos limites da malha, entre Cascavel e Guarapuava, sem conexão com outra ferrovia.

05/2014
Ferroeste aumentou em 136% o transporte de contêineres frigorificados no primeiro quadrimestre de 2014 em comparação com a movimentação de anos anteriores.

01/2014
Pela primeira vez em sua história, a Ferroeste adquiriu locomotivas, o que permite aumentar a capacidade de tração da empresa. São duas máquinas Alco, modelo MX620, fabricadas pela Caf-Emaq.


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2013

01/2013
Pela primeira vez em sua história, a Ferroeste adquiriu locomotivas, o que permite aumentar a capacidade de tração da empresa. São duas máquinas Alco, modelo MX620, fabricadas pela Caf-Emaq.

12/2013
Instalado equipamento (areeiro) que automatiza o abastecimento de areia nas locomotivas no terminal de Guarapuava. A areia é utilizada nos trens para aumentar o atrito entre os rodeiros e os trilhos.

10/2013
Ferroeste comemora maior investimento dos últimos 13 anos. Os recursos de cerca de R$ 1,5 milhão foram destinados basicamente à melhoria do transporte de cargas ferroviárias.

10/2013
Entra em operação mais um terminal privado no anexo da unidade ferroviária da Ferroeste em Guarapuava. O projeto da Lustoza Agrologística, quando concluído, terá investimentos de R$ 9,3 milhões. Parte da obra foi entregue, inclusive o ramal ferroviário.

09/2013
Ferroeste rankeada entre as 100 Maiores empresas do Paraná (Revista Amanhã e PwC Brasil). A empresa também é uma das 500 Maiores do Sul do país.

08/2013
Para aumentar a segurança dos trens e das viagens entre Cascavel e Guarapuava, Ferroeste implanta sistema de detectores de descarrilamento na ferrovia.

07/2013
Ferroeste inicia processo de implementação do plano de cargos e salários.

05/07/2013
Prevalece o traçado que vai da Lapa (Engenheiro Bley) a Paranaguá, cruzando Curitiba, nos projetos da ANTT. A ferrovia acompanhará a BR-277. O traçado é próximo ao defendido pelo Governo do Estado.

03/2013
Mais de meio milhão de toneladas de peças e equipamentos da antiga Rede Ferroviária (RFFSA) transferido de forma definitiva para a Ferroeste pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

03/2013
Ferroeste adquire oito motores de tração para melhorar o desempenho da frota. Investimento de R$ 1,3 milhão realizado em parceria com clientes da empresa.

03/2013
Ferroeste investe R$ 960 mil no sistema de segurança de suas locomotivas. A modernização é realizada com recursos integralizados pela empresa.

15/03/2013
A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, sociedade de economia mista que tem no Governo do Paraná seu maior acionista, comemora, na data de sua constituição, 25 anos de atividades.

14/03/2013
A Cotriguaçu, central de cooperativas, inaugura em Cascavel (PR), Oeste do Paraná, no terminal da Ferroeste, a primeira etapa de um dos maiores projetos logísticos de armazenamento e transporte de cargas frigorificadas e contêineres do país. O Terminal Ferroviário da Cotriguaçu tem o suporte da Coopavel, C. Vale, Copacol e Lar.

17/01/2013
João Vicente Bresolin Araujo reconduzido ao cargo de presidente da Ferroeste. O novo diretor de Produção é o engenheiro Rodrigo César de Oliveira.




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2012

22/12/2012
Hylo Bresolin, um dos idealizadores da Ferroeste, recebeu uma das mais importantes homenagens concedidas pelo Governo do Estado a líderes e a homens públicos.

11/2012
Ferroeste devolve três locomotivas avariadas e fora de operação, gerando economia anual de aproximadamente R$ 387 mil.

21/11/2012
Governo regulamenta a Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, que cria a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

17/10/2012
O Fórum Permanente Futuro 10 Paraná reúne entidades para consolidar frente de defesa dos interesses do Estado no setor de infraestrutura e ferrovias.

19/09/2012
A Ferroeste é uma das 100 maiores empresas do Paraná e consta entre os 500 maiores grupos empresariais do Sul do país, segundo ranking “Grandes & Líderes”.

18/09/2012
O Paraná é a favor que a ferrovia Norte-Sul passe no Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado, que são as principais regiões agrícolas paranaenses. A posição defendida em Brasília pelo Paraná em audiência pública na Câmara Federal.

14/09/2012
O engenheiro João Vicente Bresolin Araujo é eleito presidente da Ferroeste.

08/08/2012
O economista Abelardo Círico assumiu a presidência interina da Ferroeste, com a saída do ex-presidente Maurício Querino Theodoro.

12/07/2012
Ferroeste convoca primeiros candidatos aprovados no concurso público realizado no mês de maio.

18/06/2012
Valec publica edital da licitação para elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel (Oeste do Paraná), e Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O edital também contempla dois trechos da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O primeiro liga Panorama, no interior de São Paulo, a Chapecó, Oeste de Santa Catarina. O segundo trecho une Chapecó ao Porto de Rio Grande (RS).

Março
Fomento Paraná repassa R$ 8 milhões para a Ferroeste fazer a comprar de novas locomotivas.

24/02/2012
O governo autoriza concurso público para a contratação de pessoal na Ferroeste.

02/02/2012
Fórum Permanente Futuro 10, que reúne 16 entidades, defende construção de ramais ferroviários ligando Cascavel (Ferroeste) até Maracaju no Mato Grosso do Sul e também Guarapuava (Ferroeste) ao Porto de Paranaguá.

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2011

Dezembro/2011
Veto do Governo do Paraná (nº 41/10) a um projeto de lei do Executivo (nº 127/10) que criava a empresa Ferrosul SA – a Ferrovia da Integração do Sul. O veto foi mantido pelos deputados na Assembleia Legislativa. O Mato Grosso do Sul também vetou lei semelhante.

02/12/2011
A Ferroeste recebe o equivalente a R$ 2.6 milhões, em valores de mercado, em peças e material de reposição para locomotivas. Seis mil itens correspondendo a um peso total de 150 toneladas. A operação é um contrato de cessão de direito de uso gratuito firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

04/11/2011
O governador Beto Richa e o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, participam da reativação da Estação Aduaneira Interior – Eadi (Porto Seco), instalada no Terminal da Ferroeste, em Cascavel. A obra é uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), gestora do Porto Seco, a Ferroeste e o grupo paraguaio Unexpa, que representa um pool de cooperativas de produtores e empresas exportadoras.

24/10/2011
A Cooperativa Central Regional Iguaçu (Cotriguaçu) vai construir um complexo logístico no Terminal da Ferroeste, em Cascavel, com estrutura dotada de câmaras frias para facilitar o embarque de produtos frigorificados, por trem, com destino ao Porto de Paranaguá.

06/10/2011
Locomotiva 9128, restaurada pelos técnicos da Ferroeste, no terminal de Guarapuava, apresenta novo leiaute nas cores azul, vermelho e branco, mais moderno, com a logomarca tradicional da Ferroeste gravada na lateral da locomotiva, incluindo o brasão do Governo do Paraná na parte frontal.

16/09/2011
O novo site da Ferroeste (www.ferroeste.pr.gov.br) entra no ar. Desenvolvido pela Celepar, o leiaute está no padrão visual adotado pelo Governo do Estado.

17/08/2011
Ferroeste e Cargill firmam parceria que permitirá operações bimodais de transporte ferroviário e rodoviário, a partir da região Oeste do Paraná com destino aos centros produtores e ao Porto de Paranaguá.

04/05/2011
A Ferroeste e a América Latina Logística (ALL) concluíram a retirada dos vagões sinistrados que se achavam próximos aos trilhos que passam pelo município de Nova Laranjeiras.

01/04/2011
A Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, publicou no Diário Oficial da União, edital nº 006/2011 de concorrência para “contratação de empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA)” dos novos ramais da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul. O preço total máximo estabelecido para a execução do estudo do projeto (lote 2) é de R$ 6.524.274,33.

02/03/2011
Obras da nova unidade de transbordo da AB AgroBrasil no terminal ferroviário em Cascavel. Investimento de R$ 18 milhões em área de 50 mil metros quadrados.

10/01/2011
Maurício Querino Theodoro eleito presidente da Ferroeste substituindo a Neuroci Antonio Frizzo. Também eleito diretor administrativo e financeiro, Abelardo Cirico. Reconduzido ao cargo de diretor de produção, o engenheiro civil Mauro Fortes Carneiro.

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2010

14/07/2010
Posse do presidente Neuroci Antonio Frizzo.

Janeiro
Lançamento do Chamamento Público 01/2010 para outorgar Termo de Permissão de Uso de área e firmar contrato de transporte de longo prazo.

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2009

01/07/2009
Depois que começou a utilizar a linha da Ferroeste para transportar soja da região de Cascavel para Guarapuava, onde tem uma fábrica de óleo, a Coamo – maior cooperativa da América Latina e segunda maior exportadora do Paraná – teve uma redução superior a 30% no valor do frete quando comparado com o transporte por caminhão.

25/07/2009
A Ferroeste convoca para contratação mais 23 candidatos aprovados no concurso público realizado em 12 de outubro de 2008.

17/07/2009
As obras dos novos ramais da Ferroeste, previstas para começar em 2010, terão a participação do Exército Brasileiro. A forma de participação foi discutida em reunião com o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, em Brasília. O encontro foi um desdobramento do "I Seminário Técnico de Planejamento da Expansão da Ferroeste", realizado no dia 18 de dezembro de 2008, em Curitiba.

Maio/2009
Grupo de cooperativas, empresas privadas e exportadores de pequeno e médio porte anunciam a retomada das exportações do Paraguai através do Porto de Paranaguá graças a um acordo firmado com a Ferroeste. O “Projeto Cascavel”, na prática, retoma as exportações do Paraguai por ferrovia no Brasil. Investidores paraguaios manifestam que querem construir um complexo graneleiro no Porto Seco existente no terminal da Ferroeste em Cascavel.

8/05/2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia em entrevista ao jornal Correio do Estado, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, “a liberação de R$ 2,3 bilhões para a implantação de uma nova ferrovia ligando Maracaju a Cascavel, no Paraná”. O projeto de expansão referido na matéria é o da Ferroeste.

Abril/2009
Pelo terceiro mês consecutivo, a Ferroeste bate o recorde de movimentação de cargas, com o volume de 132,1 mil toneladas úteis (TUs) e o faturamento de R$ 1,8 milhão. Com este resultado, a empresa também alcançou um recorde trimestral, movimentando um total de 457,8 mil toneladas úteis (TUs) durante os três primeiros meses do ano.

Abril/2009
Nova diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) manifesta apoio ao projeto de expansão da Ferroeste.

30/03/2009
A Comissão de Consolidação da Ferroeste – integrada pelo Ministério dos Transportes e secretarias de Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ferroeste – reúne-se na sede do ministério, em Brasília, para avançar nos estudos de orientação do modelo de gerenciamento das obras de expansão da Ferroeste.

Março/2009
Ferroeste anuncia recorde bimestral histórico no volume de cargas transportado nos meses de janeiro e fevereiro de 2009 (325,5 mil toneladas). Os meses de janeiro e fevereiro, isoladamente, também obtiveram recorde de movimentação em relação aos mesmos meses de anos anteriores.

27/01/2009
A Ferroeste e a Prefeitura da Lapa anunciam a formalização de um “termo de cooperação técnica e operacional” destinado a identificar as potencialidades turísticas e econômicas do município a serem exploradas com a construção do ramal Guarapuava/PR – Paranaguá/PR.

Janeiro/2009
A Ferroeste convoca candidatos aprovados em concurso público realizado em 12 de outubro de 2008 para o provimento de vagas na empresa.

9/01/2009
O Lactec inicia levantamento da capacidade de produção e também de projeção de cargas ferroviárias potenciais das regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. O prazo estimado para a conclusão do estudo é de três meses.

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2008

18/12/2008
Realização do “I Seminário Técnico de Planejamento da Expansão da Ferroeste”, em Curitiba, para definir os termos de uma nova parceria entre a Ferroeste e o Exército Brasileiro com vistas à construção dos novos ramais da ferrovia.

Agosto/2008
O Ministério dos Transportes aprova a construção dos novos ramais da Ferroeste, entre Cascavel/PR e Maracaju/MS, e Guarapuava/PR – Engenheiro Bley, na Lapa/PR, incluindo a segunda linha na Serra do Mar. A decisão teve como base estudos do Lactec.

6/07/2008
O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) entrega à Ferroeste o estudo de pré-viabilidade do trecho Guarapuava – Curitiba – Paranaguá.

18/06/2008
O Diretor Presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reúne-se, no Quartel general do Exército, em Brasília, com o General de Exército Marius Teixeira Neto, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção – DEC, para apresentar o projeto de expansão da ferrovia para o Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraguai. O Exército Brasileiro quer nova parceria com o Governo do Paraná para expandir as linhas da Ferroeste.

9/04/2008
Governo edita Medida Provisória n° 427 acrescentando e alterando dispositivos na Lei n° 5.917, de 10 de setembro de 1973, que aprova o Plano Nacional de Viação, entre outras providências, cujo Anexo I contempla a construção dos 500 km do percurso Maracaju/MS – Dourados/MS – Mundo Novo/MS – Guaíra/PR – Toledo/PR – Cascavel/PR, pela Ferroeste.

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2007

23/10/2007
Os Ministros de Estado dos Transportes, Alfredo Nascimento, das Relações Exteriores, Celso Amorim e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, encaminham ao Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, Aviso Interministerial solicitando estudo de viabilidade sobre o corredor ferroviário bioceânico ligando os portos de Paranaguá/PR e Antofagasta/Chile, no qual se incluem os trechos existentes da Ferroeste, Guarapuava/PR – Cascavel/PR, os novos trechos Guarapuava – Curitiba/PR e Cascavel – Foz do Iguaçu/PR.

18/10/2007
Reunidos em Curitiba, os governadores dos Estados do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do Paraná, Roberto Requião e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, aprovam e assinam, em conjunto com a governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius, como representantes do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), Moção de apoio à inclusão no Programa Nacional de Logística de Transportes (PNLT) da construção da malha da Ferroeste de Maracaju/MS – Dourados/MS – Cascavel/PR – Guarapuava/PR – Curitiba/PR – Paranaguá/PR (Corredor Oeste). A Ferroeste já tem projeto final de engenharia do ramal Cascavel – Guaíra.

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2006/Dezembro
Após quatro anos e com o não cumprimento do Contrato pela subconcessionária Ferropar, a Ferroeste retoma na Justiça o controle de sua ferrovia e reinicia o projeto de expansão.

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1996/Dezembro
No governo Lerner acontece a privatização da operação da ferroviaria. Durante dez anos, o projeto de expansão da ferrovia é paralisado.

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1992-1994
Os Batalhões Ferroviários de Lages/SC e Araguari/MG constroem 248 km de ferrovia entre Guarapuava e Cascavel.

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1988/outubro
Decreto Presidencial outorga concessão à Ferroeste para construção e exploração de uma ferrovia a partir de Guarapuava até Cascavel, se estendendo até a região de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Março/1988
Criação da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A – FERROESTE.
1883 - Aprovação do Plano Nacional Ferroviário, pelo Ministro Alves de Araújo, incluindo uma ferrovia para cortar a região Oeste do Paraná.
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1876
Primeiros estudos de traçado ferroviário ligando Paranaguá – Curitiba – Ponta Grossa – Guarapuava – Foz do Iguaçu – Assunção.

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