Notícias

12/04/2012

Ferroeste participa, em São Paulo,da Intermodal 2012

A Ferroeste participa nos dias 10, 11 e 12 de abril da segunda edição da Intermodal South America 2012, em São Paulo, maior encontro de logística, transporte de carga e comércio exterior das Américas. A empresa ferroviária paranaense estará presente no stand 34, juntamente com mais de trinta entidades, em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
O presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, estará visitando a feira, para mostrar ao mercado que a ferrovia paranaense é vital para a ligação do Oeste paranaense com o Porto de Paranaguá, sendo também prioridade logística para o Mato Grosso do Sul e Paraguai, grande região que forma um dos maiores corredores agrícolas do mundo.
A expansão da Ferroeste está nos planos do Governo Federal mediante projetos da Valec que preveem ligar Cascavel a Maracaju (MS) e Guarapuava ao Porto de Paranaguá. Além disso, o entroncamento da Ferroeste, no futuro, com a Norte-Sul já foi colocado em discussão.
Ao mesmo tempo, segundo Theodoro, o Terminal de Cascavel está sendo preparado para grandes projetos e novos investimentos logísticos. Atualmente 12 empresas e cooperativas estão instaladas no terminal, onde funciona o Porto Seco da Codapar, para captação de granéis, do Paraguai, e de carga geral, do Oeste do Paraná. O pátio do terminal, atualmente, tem capacidade para 700 mil toneladas estáticas e para movimentar um total de 500 vagões.
Já no terminal de Guarapuava, no Centro do Estado, funciona a oficina da Ferroeste, onde está em operação um pátio de triagem, recebimento e intercâmbio de vagões. Pelos trens da Ferroeste, atualmente, são escoados granéis, como soja, milho e trigo, além de farelos e contêineres. A ferrovia também transporta insumos agrícolas, adubos, fertilizantes, calcário, cimento e combustíveis.
Segundo Theodoro, “a Ferroeste é uma empresa com vocação natural para crescer”. Entre outras coisas, é isso que a empresa pretende mostrar durante a Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, que está instalada na Transamérica Expo Center.
Além de promover o conhecimento técnico por meio de eventos paralelos voltados à geração de negócios, a feira deve receber mais de 45 mil visitantes. O evento conta com mais de 550 expositores de todos os segmentos 22 países diferentes, sendo que nesta edição 21% dos expositores são empresas internacionais.
Para os promotores, o Brasil, como sexta maior economia do mundo e com grande potencial para, em três anos, ultrapassar a França, vive uma efervescência econômica. Mais de 50 novas companhias se inscreveram na feira, em relação ao ano passado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.