ANTT recebe sugestões para traçado das novas ferrovias
12/07/2013 - 17:31

Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) receberam hoje (12) em Curitiba diversas contribuições a nova ferrovia que vai ligar Maracaju a Paranaguá, passando pela Lapa e Curitiba. Entidades de classe, empresas, representantes dos setores público e privado, e prefeituras de várias regiões do estado participaram da reunião participativa para a tomada de subsídios para a linha-tronco das novas ferrovias.
Para o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo, representante do governador Beto Richa, a reunião “demonstra que a ANTT está de portas abertas” para as sugestões do Paraná. “O objetivo é colher informações e refinar os estudos para que o traçado fique adequado às necessidades dos governos do Estado e Federal”. Bresolin Araujo ressaltou ainda que o projeto evita o desvio da ferrovia até Mafra (SC).
A reunião também incluía o trecho da Norte-Sul entre Mairinque (SP) e Rio Grande (RS), que atravessará o Paraná. O presidente da reunião, Leonardo Mesquita Cavalcanti, da ANTT, esclareceu que os três traçados passam pela Lapa. Segundo ele, a agência “quer colher as demandas da sociedade e aprender com quem está na região”.
CONTRIBUIÇÕES ABERTAS
Durante a reunião, no período da tarde, os técnicos recolheram sugestões orais e material por escrito sobre cada traçado que serve de referência. Além disso, os formulários eletrônicos para o envio de outras contribuições estão disponíveis no site da ANTT (www.antt.gov.br) até do fim de julho.
Depois da incorporação das contribuições que forem consideradas pertinentes, serão feitas audiências públicas para apresentação do modelo de edital e tomada de novos subsídios. Ainda este ano devem ser elaborados os planos de outorga. O projeto de concessão, posteriormente, será enviado ao Tribunal de Contas da União e depois irá a leilão.
Entre as entidades presentes à reunião estavam representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística e do Meio Ambiente, Assembleia Legislativa, e prefeituras de Curitiba, Toledo, Apucarana, Guaíra, Carambeí, Palmeira, Lapa e Maracaju (MS).
Presentes ainda estavam a Ferroeste, Compagas, Fomento Paraná, Ippuc, Valec e UFPR. Entidades de classe como a Fiep, o Iep, a Alcoopar, ALL e Sindicato da Construção Pesada também participaram.
OS TRAÇADOS
Segundo a ANTT, o traçado escolhido para a ferrovia Maracaju-Lapa possui extensão de aproximadamente 989 km e atravessa 33 municípios, dos quais 25 estão localizados no Paraná e oito em Mato Grosso do Sul. O tempo estimado de implementação da obra é de 60 meses e o investimento total previsto de R$ 7,3 bilhões.
O traçado escolhido para o trecho Lapa-Paranaguá possui extensão de aproximadamente 150 km e atravessa oito municípios, sendo que o tempo de implantação estimado é de dois anos. O Custo estimado da obra, informa a ANTT, é de R$ 1,5 bilhão.
O pacote de investimentos do Governo Federal, anunciado em 2012, para o modal ferroviário é de R$ 100 bilhões e contempla 11 mil km de ferrovias no Brasil. Os projetos entram na nova modelagem para o setor ferroviário que está sendo proposta pelo Governo Federal. Nesse modelo, as operadoras vão cobrar uma espécie de pedágio para os trens.