Audiência discute Ferroeste dia 21 em Dourados 06/06/2013 - 13:51

A audiência pública para a coleta de subsídios da implantação da Ferroeste (EF 484) em Mato Grosso do Sul será em Dourados. A reunião está marcada para o próximo dia 21, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal e contará com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Jorge Bastos.
A Ferroeste estuda trajeto que liga Dourados (MS) a Lapa (PR), saindo de Maracaju e passando também por Itaporã, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul; e Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Cascavel, Tupãssi, Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Campo Bonito, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Candói, Goioxim, Irati, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova e Lapa, no Paraná.
O custo para a implantação será de R$ 9.937.967.165,00 (Nove bilhões, novecentos e trinta e sete milhões, novecentos e sessenta e sete mil e cento e sessenta e cinco reais).
A ferrovia terá uma extensão de 990 quilômetros. Já passou por estudos iniciais e ingressa em fase de coleta de subsídios através da audiência. O próximo passo é a avaliação das propostas apresentadas na audiência, definição do traçado, licitações e inicio das obras.
A Ferroeste e a Norte Sul são farão de Dourados o entroncamento das duas estradas de ferro. O investimento total para a implantação delas será de R$ 12 milhões.