Chuvas causam estragos na infraestrutura do Paraná 10/06/2014 - 14:01

O Governo do Estado executa obras de emergência para liberar as estradas afetadas pelas chuvas do fim de semana. Cinquenta equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) trabalham para recuperar 56 trechos de rodovias destruídos.

Já foram liberados 14 dos 70 pontos interrompidos em diversas regiões do Paraná.Com a ação de mais de 300 funcionários e o uso de 70 máquinas, foi resolvida a situação em trechos que estavam parcial ou totalmente bloqueados.

Além dos danos causados nas rodovias, a Secretaria de Infraestrutura e Logística informa que ocorreram oito quedas de barreiras ao longo da ferrovia, atendida pela Ferroeste, no trecho entre Guarapuava e Cascavel. Quatro equipes já estão trabalhando e retirando o material com retroescavadeiras. São 21 homens e oito máquinas, que trabalham 24 horas. A ferrovia ficará interdita até sexta-feira (13).

As equipes estão trabalhando na recuperação de barreiras que caíram no fim de semana e em melhorias em algumas das estradas danificadas pelo excesso de água. Em alguns dos trechos afetados já choveu 400 milímetros em oito dias, quando o volume normal seria em torno de 150 milímetros para todo o mês de junho.

DESABRIGADOS
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, visitou nesta segunda-feira (9), as três regiões mais atingidas pelas do ultimo final de semana, em Curitiba, onde mais de 15 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos. Em todo Estado, foram mais cem municípios atingidos, segundo a Defesa Civil do Paraná.

CAMPANHA - Em função dos danos causados pelas fortes chuvas que atingem o Paraná desde o fim de semana, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a Defesa Civil e o Provopar promovem uma grande campanha para arrecadação de donativos. Todo o material doado está sendo enviado às famílias dos municípios que estão em situação de emergência.

As pessoas atingidas precisam de colchões, cobertores, roupas de cama, roupas, água, cestas básicas, fraldas, materiais de limpeza e higiene, como lenços umedecidos, já que muitas cidades estão sem água.

As doações podem ser entregues em todos os órgãos do Governo do Estado, prefeituras, delegacias de polícia, unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de qualquer cidade do Paraná.

Em Curitiba, as doações também podem ser levadas nas sedes do Provopar, que ficam na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, e na Rua Sergipe, 1.712, no bairro Vila Guaíra.