Ferroeste: Transporte será mais eficiente e 65% mais barato, diz prefeito 12/11/2012 - 14:42

O prefeito eleito em Guarapuava, o deputado estadual Cesar Filho (PPS) disse neste sábado (10), na cidade, que o anúncio da conclusão do trecho da Ferroeste entre Guarapuava e Paranaguá é o maior e melhor dos últimos 20 anos para o desenvolvimento da região.

A afirmação de Cesar Filho está embasada em percentuais. Se o novo traçado irá quintuplicar a velocidade média das máquinas que operam no trecho hoje comandado pela América Latina Logística (ALL), o que fará aumentar a capacidade de carga, o transporte mais eficiente e mais rápido custará cerca de 65% a menos. "Isso vai permitir que Guarapuava e região tenham um transporte eficiente, rápido e muito mais barato que o rodoviário", observou durante entrevista concedida ao programa Cidade Aberta, na Rádio Cultura, segundo release emitido pela Assessoria de Imprensa do deputado..

Cesar Filho lembrou que o Governo Federal , em parceria como Governo do Estado, anunciou a licitação do projeto. "Será uma ferrovia nova, moderna, saindo de Guarapuava, indo por Irati até o Porto de Paranaguá”, afirmou.

Com a redução dos custos, Guarapuava terá condições de ser mais competitiva na atração de investimento e de novas indústrias, principalmente aquelas que focam na exportação. “Estamos perdendo muitas oportunidades. As indústrias acabam fazendo contas com o transporte rodoviário e preferem se instalar em cidades mais próximas da Região Metropolitana de Curitiba e Ponta Grossa. Guarapuava tem três praças de pedágio a mais. Ferrovia não tem pedágio”, observa Cesar Filho.

O prefeito eleito ressaltou ainda que, aliado a um transporte ferroviário eficiente, o município terá a oferecer aos futuros empreendedores gente trabalhadora e a competência na produção, principalmente agrícola e florestal. “Como prefeito, lutarei sempre por projetos como esse, que interessam a toda região, seja na saúde ou como polo universitário. Guarapuava espera um prefeito que tenha essa visão, que crie uma relação amistosa e de cooperação com os municípios do entorno", observou.

A LUTA PELA INCLUSÃO
A luta pela inclusão desse trecho entrou no embalo dos investimentos públicos, que prometem ampliar em 2,7 mil quilômetros a malha ferroviária da Região Sul. Lideranças e entidades representativas do estado ligadas ao Fórum Permanente Futuro 10 Paraná trabalharam para incluir a construção da nova ferrovia nos projetos do governo. O trecho foi considerado prioritário para o estado, porém, o traçado, presente no edital de abril de 2011, não estava contemplado no novo edital.

Porém, tratativas feitas junto ao Ministério dos Transportes buscou meios para formalizar uma parceria institucional de cooperação técnica e iniciar um pré-estudo de viabilidade da ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá.

Na avaliação do deputado estadual Cesar Filho, que desde o início do seu mandato como deputado defendeu a expansão da Ferroeste entre Guarapuava e Paranaguá, o trabalho à época seria intensificado. “Estamos intensificando e discutindo diretamente com o Governo e com a direção da Ferroeste para que esse trecho entre Guarapuava e Paranagua seja contemplado em breve. Essa obra será fundamental para o escoamento de toda a safra da região e será muito importante como ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional”, enfatiza o deputado.

A construção do trecho entre Guarapuava e Paranaguá poderia, segundo Cesar Filho, aumentar em 80% o transporte por trilhos, diminuindo a sobrecarga sobre as rodovias do estado. O pré-estudo de viabilidade deve começar ainda neste ano e a ideia é que seja subsidiado pelo governo federal através de programas de transferência de recursos para a UFPR.