Ferroeste acompanha crescimento do Paraná na exportação de frango
01/04/2016 - 17:40

O Paraná é o maior exportador de frangos do Brasil, segundo a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O crescimento do setor refletiu na Ferroeste que, no ano passado, teve um aumento de 22% no transporte de cargas frigorificadas. A movimentação subiu de 167.587 (2014) para 204.579 toneladas úteis (2015).
De acordo com a Ocepar, 35% da carne de frango produzida no Estado se destina ao mercado externo. No ano passado, o Paraná exportou 2,4 bilhões de dólares de congelados de frango com destino a Arábia Saudita, China, Japão e Emirados Árabes.
TRIMESTRE
A expectativa de que o setor de cargas frigorificadas continuará crescendo em 2016 é confirmada pelos resultados da Ferroeste. Segundo o diretor de Produção, Rodrigo César de Oliveira, no primeiro trimestre de 2016, o crescimento foi de 15% (55.000 ton.) em relação ao mesmo período de 2015 (47.939 ton.), o qual, por sua vez, já havia superado 2014 em 31% (36.526 ton.).
A movimentação de contêineres frigorificados na Ferroeste saiu de um patamar histórico inferior a 200 unidades por mês, nos anos anteriores, para 800 unidades mensais.
O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (SindiAvipar) estima que, este ano, o aumento médio na produção de frango no Estado vai apresentar um crescimento de 5%.
Apostando nesse mercado, a Cotriguaçu, reunião de quatro cooperativas, opera há três anos um terminal de congelados no complexo da Ferroeste, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Na última quarta-feira, 30, a Cotriguaçu, reunião das cooperativas Copacol, Lar, C-Vale e Coopavel, ampliou suas atividades no complexo da Ferroeste, em Cascavel (PR), inaugurando um novo terminal de granéis.
O valor do novo investimento foi de R$ 65 milhões e para o presidente da Cotriguaçu, Dilvo Grolli, é uma demonstração de confiança do setor no agronegócio.