Ferroeste e DER discutem projetos com lideranças do Sudoeste 23/10/2012 - 13:46

Na noite da última sexta-feira (19), lideranças da região Sudoeste debateram com o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Paulo Roberto Melani, os projetos das duas pastas destinados à região. O evento, promovido pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) em parceria com a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop), reuniu empresários, dirigentes de organizações e prefeitos da região.
O presidente da Ferroeste falou sobre a possibilidade do ramal ferroviário passar pelo Sudoeste. Segundo ele, o governo do Estado está pleiteando a revisão do chamado PAC das Concessões, do Governo Federal, que até contemplou a construção de novas ferrovias no Paraná, mas com bitola larga e trechos que, na opinião do governo, inviabilizam o escoamento via Porto de Paranaguá.
“Estamos mobilizando entidades para discutir o traçado ideal para o estado com o Bernardo Figueiredo [presidente da Empresa de Planejamento e Logística] no Fórum Futuro 10 Paraná, agora em novembro”, disse João Vicente Bresolin ao responder um questionamento do prefeito de Renascença, José Kresteniuk.
O traçado defendido por Bresolin passaria pelo Sudoeste num trecho que ligaria Cascavel a Chapecó (SC) da ferrovia Norte-Sul. Na ocasião, Bresolin também defendeu que a Ferroeste volte a ter o Conselho de Usuários, órgão que discute a atuação da empresa estatal, uma das 100 maiores do estado.
DER – O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Paulo Roberto Melani, também participou do evento, apresentando os programas e projetos do DER. Segundo afirmou, o governo do estado está realizando estudos e elaborando uma série de projetos para ampliar a capacidade de tráfego nas rodovias. “Queremos ter uma ‘prateleira’ de projetos, priorizar os que são mais importantes e, com isso, captar recursos para executá-los”, disse.
Do Sudoeste, Melani afirmou que já está licitado o acesso à UTFPR, em Francisco Beltrão, e o asfaltamento do acesso à Coronel Domingos Soares, além dos serviços rotineiros de manutenção e conservação da malha viária. A mesa redonda foi mediada pelo empresário e Vice-presidente para Assuntos de Comércio Exterior da Acefb, Alexandre Pécoits.
Para Antonio Pedron, presidente da Acefb, o evento serviu para aproximar as organizações representativas e o Estado na melhoria dos modais de transporte terrestre para a região. “Essa articulação é de fundamental importância, principalmente para que se discutam melhores maneiras de escoar a produção agrícola e industrial, indutores de desenvolvimento da região”. O evento integrou a programação comemorativa dos 50 anos da Acefb. (Leandro Czerniaski - Assessoria/Acefb)

Legenda: O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, o vice-presidente de Comércio Exterior da Acefb, Alexandre Pécoits (mediador) e o diretor geral do DER, Paulo Roberto Melani durante o evento sobre logística terrestre. (Leandro Czerniaski - Assessoria/Acefb)