Ferroeste é destaque do livro que comemora 40 anos da Caciopar no Oeste do PR
17/05/2016 - 13:25

A Ferroeste faz parte da história da Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná e do empreendedorismo da região. É o que mostra o livro “A admirável essência do associativismo”, do jornalista Jean Paterno, que acaba de ser lançado para comemorar os 40 anos da entidade.
A Caciopar, que atualmente reúne 46 associações, foi fundada em 3 de abril de 1976, com seis municípios, e teve como primeiro presidente Hylo Francisco Bresolin, que comandava então a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic).
Durante os primeiros anos a entidade reivindicava a implantação de uma ferrovia que ligasse o Oeste do Estado ao Porto de Paranaguá. Era o sonho da “Ferrovia da Soja”. Em 1985, a “Ferrovia da Produção”, como também passou a ser também conhecida, ganha impulso, até que, em 1988, manchete da Gazeta do Povo já citava o nome definitivo: “Ferroeste sai do papel”. Em 1994 as obras da ferrovia eram iniciadas.
O livro ainda destaca a modernização da empresa iniciada pela atual diretoria, presidida por João Vicente Bresolin Araújo, com a compra de ativos (locomotivas e vagões), melhoria da produção, e melhorias de gestão. Segundo Paterno, autor do livro, a Ferroeste é “um dos grandes orgulhos da gente do Oeste”.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias