Ferroeste é uma das 100 maiores empresas do PR
20/09/2012 - 14:38

A Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste é uma das 100 maiores empresas do Paraná e consta entre os 500 maiores grupos empresariais do Sul do país. O resultado saiu no maior ranking regional de empresas do Brasil, denominado “Grandes & Líderes”. A Ferroeste faz parte do conjunto de nove empresas que entraram na relação em 2012.
O resultado foi publicado na edição de setembro da Revista Amanhã (RS). O estudo faz um levantamento da economia e negócios nos três Estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A colocação da Ferroeste, segundo o novo presidente da companhia, João Vicente Bresolin Araújo, revela a importância da empresa para a economia regional.
“Apesar das dificuldades, a Ferroeste, integra o seleto grupo das 100 maiores companhias do Paraná”, observou Bresolin Araújo. “Esse é um patrimônio estadual que não pode ser desprezado”. Com o programa de expansão de ferrovias anunciado pelo Governo Federal, que inclui a área de concessão da empresa, acrescentou, os próximos anos serão de grandes transformações para a Ferroeste. Segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, as obras serão licitadas em 2013.
100 MAIORES – A Ferroeste ocupa o 93º lugar entre as 100 maiores do Paraná, com R$ 156,96 milhões de VPG (Valor Ponderado de Grandeza, cálculo que leva em conta 50% do patrimônio líquido, 40% da receita bruta e 10% do lucro do exercício). O ranking relaciona mais três companhias do segmento de transporte e logística entre as 100 maiores: ALL (7º lugar), Ouro Verde Transportes (66º) e Catlog (100º).
A Ferroeste também ocupa a 45º posição entre os 50 maiores patrimônios líquidos do Estado, com 307,81 milhões. A empresa ferroviária, que é uma sociedade de economia mista, apresenta ainda o segundo menor endividamento entre as empresas paranaenses, atrás apenas da Agência de Fomento do Paraná, embora ainda apresente prejuízo.
Em relação com as 500 maiores empresas da região Sul, de acordo com o ranking “Grandes & Líderes”, a Estrada de Ferro Paraná Oeste ocupa a 251ª colocação. A Ferroeste é vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.