Ferroeste tem o maior faturamento trimestral dos últimos quatro anos 09/04/2013 - 17:40

O faturamento da Ferroeste no primeiro trimestre de 2013 foi o melhor dos últimos quatro anos, segundo o presidente João Vicente Bresolin Araujo. “O melhor trimestre desde 2010 sinaliza uma progressiva recuperação da Ferroeste”, ressaltou o dirigente, que completou o seu primeiro semestre à frente da empresa.

Em 2012, o faturamento já havia aumentado 7,4% em relação ao ano anterior. O resultado dos quatro últimos meses de 2012, em relação ao mesmo período dos três anos anteriores, também foi o mais positivo. No ano passado, a Ferroeste movimentou 721.495,26 toneladas.

Neste início de exercício, a produção da Ferroeste foi de 214.175 toneladas, com crescimento de 28% e 38% nos meses de fevereiro e março de 2013, respectivamente, na produção da ferrovia, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o diretor de Produção da Ferroeste, Rodrigo Cesar de Oliveira, o resultado é consequência de vários fatores. “A disponibilidade geral das locomotivas em março foi a maior desde agosto de 2011, com média de 5,06 máquinas no mês”, exemplifica.

Ele explica que graças à otimização dos processos ocorre redução no ciclo de viagens das locomotivas, com maior eficiência nas operações. A ferrovia tem funcionado com média superior a 100 trens por mês e, em março, 100% deles com frota própria da Ferroeste.

Também merecem destaque no trimestre a comemoração dos 25 anos de atividades da empresa, completados no dia 15 de março, e a inauguração do complexo da Cotriguaçu, no Terminal de Cascavel.

“As perspectivas para os próximos meses são muito boas”, adianta Bresolin Araujo. Segundo ele, a empresa acaba de lançar o edital de permissão de uso de áreas em Cascavel. “Outra boa notícia é que logo será concluída a instalação de novas e mais eficientes bombas de abastecimento, o que reduzirá ainda mais o ciclo de locomotivas”, informa.

Também está em andamento a modernização das locomotivas, com a implantação de um novo sistema de freios e de tecnologia embarcada, com investimento de quase um milhão de reais. Além de aumentar a segurança e confiabilidade das máquinas da Ferroeste, os equipamentos vão viabilizar um acordo operacional com a América Latina Logística (ALL) que vai garantir maior produtividade para a empresa.