Governador anuncia oferta de áreas na Ferroeste durante inauguração do terminal da Cotriguaçu
14/03/2013 - 14:40

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (14) da inauguração do novo Terminal Ferroviário da Cotriguaçu Cooperativa Central. Richa, localizado junto ao Centro Logístico da Ferroeste, em Cascavel, Oeste do Estado, quando anunciou o arrendamento de mais oito áreas para ampliar o Centro Logístico da Ferroeste, num total de 34 hectares. A medida vai representar um aporte de R$ 20 milhões para a empresa.
Os arrendatários terão de adquirir seis locomotivas e 111 vagões. Quando todos os equipamentos estiverem em funcionamento, a frota de locomotivas da Ferroeste será duplicada e triplicada a frota de vagões. Com isto, será triplicada a capacidade de tração da empresa.
O complexo da Cotriguaçu inaugurado hoje será um dos maiores projetos brasileiros de recepção, armazenamento e transporte de cargas frigorificadas e contêineres, com capacidade para 360 mil toneladas (Com AENotícias).

Com a ampliação do Centro Logístico da Ferroeste, em Cascavel, somente com o arrendamento, a empresa espera arrecadar R$ 5 milhões. “Estamos trabalhando para tornar a Ferroeste uma empresa criativa. Precisamos deste entrosamento e mostramos que a empresa é viável e necessária para que o Paraná tenha outras opções logísticas”, disse Richa, que participou da inauguração do Terminal Ferroviário da Cotriguaçu Cooperativa Central, que fica ao lado do complexo da Ferroeste.
No contrato de arrendamento, as empresas terão de adquirir seis locomotivas e 111 vagões, investindo cerca de R$ 15 milhões. Quando todos estes equipamentos estiverem em funcionamento, a frota de locomotivas da Ferroeste será duplicada e triplicada a frota de vagões. Com isto, será triplicada, também, a capacidade de tração da empresa.
“Há tempos a ferrovia não rodava com mais de cinco locomotivas. Em quatro anos, vamos triplicar sua frota e triplicar sua atuação”, enfatizou o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo.
Ele adiantou que em breve a empresa vai operar até Ponta Grossa, em um acordo com a ALL que está na fase final de negociação. Esta medida vai ampliar em 30% a capacidade de operação da empresa.
Atualmente, o Centro Logístico da Ferroeste de Cascavel conta com empresas como a Cotriguaçu, Coopavel, Bunge, Cargill, AB Insumos.

Governador inaugura novo terminal ferroviário da Cotriguaçu, em Cascavel

O governador Beto Richa, junto com o presidente da Cotriguaçu, Irineo da Costa Rodrigues, inaugurou nesta quinta-feira (14/03) o novo Terminal Ferroviário da Cotriguaçu Cooperativa Central, em Cascavel. A estrutura, que conta com quase R$ 60 milhões em financiamentos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), será um dos maiores projetos brasileiros de recepção, armazenamento e transporte de cargas frigorificadas e contêineres.

Localizado junto ao Terminal da Ferroeste, a estrutura terá capacidade para armazenar cerca de 360 mil toneladas. “Estamos contribuindo para um desenvolvimento mais vigoroso do Oeste do Paraná”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a parceria entre o Governo do Estado e a Cotriguaçu é essencial para trazer mais riquezas e desenvolvimento à região. “Uma demonstração inequívoca da força do nosso Estado e o verdadeiro testemunho das importantes parcerias com as cooperativas. Somente lado a lado vamos avançar a passos largos, fazendo do Paraná um Estado mais competitivo”, declarou Richa.

PRIMEIRA ETAPA - Nesta primeira etapa, foi inaugurada uma Central de Armazenagem Frigorificada. A câmara movimenta o equivalente a 22 mil toneladas de congelados por mês. O valor do investimento é de R$ 34,2 milhões – sendo R$ 20,3 milhões financiados pelo BRDE. Segundo a cooperativa, devem ser gerados 90 empregos diretos e outros 280 indiretos.

O presidente da Cotriguaçu explicou que o complexo reduzirá custos com armazenamento e transporte. O objetivo, segundo Irineo da Costa Rodrigues, é elevar a competitividade dos produtos do Oeste no concorrido mercado mundial. “É uma largada para resolver o nó logístico que temos. Mais uma prova do quanto confiamos no processo de expansão desta região, uma das que mais crescem no País.”, disse ele.

COMPLEXO GRANELEIRO – O Terminal da Cotriguaçu será construído em etapas. O empreendimento está localizado em área total de 170 mil metros quadrados, junto ao Terminal da Ferroeste. Durante a solenidade, também foi lançada a Pedra Fundamental do Complexo Graneleiro, projeto que visa a implantação de um complexo de armazéns para grãos com capacidade de 120 mil toneladas. Este projeto também conta com R$ 39,4 milhões financiados pelo BRDE.

“O BRDE é parceiro das cooperativas desde os anos 70 e demonstra, hoje, que o banco não perdeu seu foco e continua do lado do homem do campo”, afirmou Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, de Cascavel. Além da Coopavel, a Cotriguaçu é composta pelas cooperativas C. Vale, Copacol e Lar.

Também participaram da solenidade o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara; os deputados federais Alfredo kaefer e Eduardo Sciarra; os deputados estaduais André Bueno, Nereu Moura, Leonaldo Paranhos e Élio Rusch; o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino; entre outras lideranças e representantes.