Movimentação de contêineres na Ferroeste cresce 63,5% no primeiro semestre
14/07/2015 - 14:37

O transporte de contêineres frigorificados pela Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste, no primeiro semestre deste ano, foi superior em 63,5% à produção registrada no mesmo período do ano passado. Nestes seis meses de 2015, a empresa movimentou 107.266 toneladas úteis de cargas frigorificadas.
A movimentação de contêineres vem se mantendo em alta na ferrovia paranaense desde que a empresa firmou parceria de negócio com as empresas Rumo/ALL, Brado Logística e Cotriguaçu.
O perfil de produção de frigorificados sofreu uma evolução significativa nos últimos anos, informa o diretor de Operações, Rodrigo César de Oliveira. O salto foi de uma média histórica inferior a 200 unidades mensais para o patamar de 700 unidades, sendo que, em maio, o número de contêineres transportados foi superior a 800 unidades, recorde da companhia para um único mês, ressalta Oliveira.
INCREMENTO
Os contêineres passaram a ser contabilizados entre as cargas mais representativas da Ferroeste desde 2013. No primeiro semestre daquele ano o volume transportado foi de 29.203 toneladas úteis (1.266 contêineres). O incremento coincide com a implantação do terminal de congelados da Cotriguaçu, em Cascavel.
No ano seguinte, também no primeiro semestre, foram movimentadas 68.120 toneladas (2.638 unidades). Esse volume representou um crescimento de 133% em relação ao mesmo período de 2013.
A movimentação de mais de 107 mil unidades frigorificadas no primeiro semestre de 2015 estabeleceu um novo recorde de produção no segmento de cargas conteinerizadas da Ferroeste. O acúmulo de 4.151 contêineres transportados nesses seis meses corresponde a um crescimento 63,5% superior ao mesmo período do ano passado.