Parceria que recupera complexo ferroviário de Paranaguá integra melhoria do modal no PR 23/11/2015 - 14:00

Um acordo de cooperação técnica entre o Porto (Appa) e a empresa ferroviária Rumo ALL permite a recuperação do complexo férreo da cidade de Paranaguá. O secretário de da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta que a parceria soma-se aos investimentos realizados na modernização da Ferroeste para dobrar a sua capacidade de operação. “É um trabalho integrado que visa a melhoria do modal ferroviário no Paraná. Em Paranaguá, esta ação trará ainda benefícios para a população”, disse.
Já foram feitas trocas dos dormentes de toda a pera ferroviária, reforma das passagens de nível e manutenção de trilhos limpos e renovados.
Ao todo, estão previstas as trocas e reformas de 4,9 quilômetros de trilhos e dormentes, além da recuperação de 10 passagens de nível pela cidade. “As reformas rendem mais agilidade para as operações ferroviárias junto ao porto. Além disso, elas também contribuem para um trânsito mais seguro para o motorista e o pedestre da cidade”, afirma o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Firmado no primeiro semestre, o acordo já rendeu uma série de melhorias. A primeira intervenção foi feita na rotatória da Avenida Portuária com a Avenida Ayrton Senna da Silva. Onde antes era comum ver um grande acúmulo de grãos caídos entre os buracos das ruas, hoje existe uma linha férrea constantemente limpa e renovada, com operações de carregamento e descarregamento mais ágil. A reforma da passagem de nível também beneficiou os carros e caminhões que passam por ali, sem buracos na via.
Alguns acessos aos terminais arrendados também já foram completamente reformados. A sinalização vertical e a pintura das ruas estão sendo feitas ao longo do trecho.
LIMPEZA - O acordo vai além da recuperação das linhas no município. Estão previstas, também, o controle de vegetação invasora na linha e gerenciamento de resíduos sólidos que caem nos trilhos e dormentes, evitando o acúmulo de grãos nas vias da cidade.
“Estas obras vão recuperar pontos importantes para Paranaguá. Como contrapartida, a empresa também se comprometeu a manter os trilhos sempre limpos, realizar a limpeza dos vagões em local apropriado e circular com as bicas e portinholas devidamente fechadas”, afirma Dividino.
OPERAÇÃO - Para o diretor de Manutenções da Operação Sul da Rumo ALL, Leonardo Barradas, o projeto também vai impulsionar as operações da empresa, já que muitos terminais ainda priorizam o transporte rodoviário de cargas. “Atualmente, a participação da Rumo ALL está concentrada no cais oeste, onde atinge 80% da movimentação de grãos e açúcar. A meta da empresa é atingir o mesmo patamar no cais leste e elevar em até 8 milhões de toneladas de commodities agrícolas e outros produtos”, diz Barradas.
As obras também permitiram os vagões voltassem a operar na área do Silo Público do porto, dando oportunidade a pequenos exportadores de utilizarem o modal ferroviário. Além do mais, a operação desafoga o trânsito da cidade, já que libera, em parte, as vias usadas pelos caminhões (com AENotícias - http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=86790).