Projeto Educar para Reciclar é lançado pela SEIL, DER e Ferroeste 31/07/2013 - 13:30

A Secretaria de Infraestrutura do Paraná lançou oficialmente, nesta terça-feira (30), o projeto de coleta seletiva e reciclagem, Educar para Reciclar. O evento contou com autoridades da Secretaria e suas autarquias, além de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, da Escola de Governo e do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). O encontro, que aconteceu no prédio sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), em Curitiba, discutiu a importância de conscientizar o cidadão servidor sobre a necessidade de se ter um ambiente ecologicamente correto.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura, Aldair Wanderlei Petry, que explicou a importância do projeto que visa ações de reciclagem. “Criamos ações de responsabilidade social dentro da Secretaria para podermos possibilitar uma mudança de hábitos e atitudes com relação a resíduos sólidos. Queremos uma sociedade mais consciente”, explicou Petry.

Em seguida foi apresentado um vídeo que mostra as atividades que a Secretaria de Infraestrutura e as suas autarquias – DER-PR, Paraná Edificações e Ferroeste – já estão desenvolvendo, como a utilização de lixeiras coletivas de separação de resíduos, caixas de baterias, pilhas e celulares não utilizáveis e lixeiras hospitalares nas áreas médicas do DER. Além da separação de lixo seco e orgânico.

“Desde 2001 o DER-PR começou a se preocupar com o meio ambiente. Agora estamos ampliando as atividades, que já desenvolvíamos, para toda a Secretaria e os escritórios regionais espalhados pelo Paraná”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior. O diretor-geral explicou ainda que o Educar para Reciclar já começou a divulgar mensagens de educação ambiental entre os servidores e que espera que o projeto sirva de exemplo para outras secretarias e órgãos do Governo do Estado.

Após isso, o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Lartey Dudas, fez uma palestra bem humorada sobre educação ambiental que animou os participantes. De acordo com o coordenador, só o Paraná é responsável pela produção de 20 toneladas de resíduos diariamente.

“Temos que mudar o pensamento e modo de agir das pessoas, não só dentro do trabalho, mas em casa também. Com atitudes simples no dia a dia, como apagar a luz quando não estamos no local, já fazemos a diferença”, explicou Dudas.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias