Richa Filho e lideranças discutem estratégias para a infraestrutura do Estado 28/08/2013 - 13:36

Líderes e advogados do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (26) com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para discutir investimentos e estratégias para alavancar a infraestrutura paranaense com a busca de recursos federais. Richa filho apresentou todos os projetos e ações que envolvem os modais rodoviário, portuário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e de edificações.

O encontro, que fez parte do Fórum Futuro 10, aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), em Curitiba.

“Para desenvolvermos ainda mais o Paraná, precisamos deixar de lado questões políticas e devemos pensar no bem da sociedade. Este encontro possibilita mostrarmos a real situação da infraestrutura e favorece o debate entre os setores que envolve este importante tema”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

O Paraná é um dos últimos estados que recebem investimentos do governo federal, destacou Richa Filho. “Temos inúmeras ações e projetos sendo feitos em todos os modais, buscando a integração entre eles. Mas o Paraná é um Estado prejudicado pelo governo federal, em questão de investimento”, explicou. O governo Beto Richa prioriza o desenvolvimento e por isso busca trabalhar em conjunto com a sociedade, entidades e com setor privado e público, pensando sempre no bem do Estado, segundo o secretário.

INVESTIMENTOS - Os investimentos nos modais já somam mais de R$ 2 bilhões. Os investimentos, a cargo de iniciativas privadas, para ampliar o Anel de Integração do Estado, já chegam a R$ 1,5 bilhão. Entre os investimentos para conservação e recuperação de rodovias, estão R$ 840 milhões na conservação de quase 12 quilômetros; R$ 132 milhões em obras concluídas e mais R$ 264 milhões em investimentos em melhorias de rodovias. Além disso, o governo estadual está investindo mais de R$ 100 milhões em projetos.

O governo já investiu em 2012 e este ano mais de R$ 13 milhões nos aeroportos do Paraná. E já estão programados, para 2014, mais R$ 34 milhões. Todos os valores fazem parte de melhorias nos aeroportos regionais e aplicação de recursos estaduais na desapropriação de área para a ampliação de aeroportos gerenciados pela Infraero, como o de Curitiba, de Londrina, Foz do Iguaçu e de Cascavel.

Na Ferroeste, o governo conseguiu que a empresa voltasse a obter faturamentos positivos. Em fevereiro, houve um crescimento de 38% do faturamento, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Nos portos paranaenses Richa Filho destacou que o Governo do Paraná está finalizando agora o processo licitatório para a compra de quatro novos carregadores de navios. Serão investidos cerca de R$ 67 milhões em recursos próprios nos guindastes, que irão possibilitar um ganho de produtividade de 30% no Corredor de Exportação.

Outro medida destacada foi a licença de operação do Porto de Paranaguá, emitida pelo Ibama. “Agora, o Porto de Paranaguá estará apto para viabilizar seus projetos de ampliação e melhoria, sempre em convergência com os planos e projetos da infraestrutura do estado”, afirma o secretário.

LIDERANÇAS – Os líderes, entidades e advogados presentes no evento destacaram que o encontro é de extrema importância, pois possibilita o diálogo e abre a discussão entre sociedade civil e o governo estadual.

“A OAB já integra o Fórum Futuro 10, pois temos a preocupação de entendermos o que se passa na infraestrutura paranaense e estamos abertos para ajudar o Estado no que for preciso. Este encontro serve para abrirmos discussão”, disse o presidente da Comissão de Direito da Infraestrutura e Estudos das Concessões da OAB/PR, Rodrigo Pironti.

Para o deputado Marcelo Almeida, é importante saber a situação de infraestrutura do Estado. “Só conseguimos melhorar e desenvolver mais o Paraná, se unirmos esforços e conhecermos as dificuldades dessa área”, explicou.

O consultor e economista da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet, explica que o Estado e a Nação são interligados na questão logística e de infraestrutura. “A partir do momento que desenvolvermos o Estado, o Brasil também cresce, e vice-versa. O debate entre as instituições é fundamental para sabermos como planejar melhor o Paraná”, afirmou.

E a deputada Rosane Ferreira salienta que estes encontros abrem as portas para discussões no Congresso. “A partir do momento que sabemos os projetos e ações que a infraestrutura está fazendo, conseguimos fazer um canal de ligação entre as entidades, o governo estadual e o congresso para juntos desenvolvermos o Paraná”, disse.