Secretaria aprova elaboração de projeto para terminal logístico em Laranjeiras do Sul 05/08/2013 - 17:30

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A (Ferroeste) aprovaram a elaboração de projeto da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, região central do Estado, e ofereceram apoio técnico para a construção de um terminal logístico, para carga e descarga de grãos e fertilizantes. O novo terminal está previsto para ser instalado próximo ao entroncamento com a BR-158, perto dos trilhos da Ferroeste, na região central do Estado.

A decisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (05), em reunião com o secretário da Infraestrutura, José Richa Filho, o presidente da Ferroeste, João Vicente Bressolin Araújo, a prefeita Sirlene Svartz e o deputado estadual Artagão de Matos Leão Junior. “O novo terminal pode ser construído pelo município ou pela associação comercial local”, disse a prefeita.

“O governo Beto Richa está demonstrando que pensa não só no presente, mas também no futuro do Estado. Este tipo de terminal poderá integrar dois importantes modais, ajudando o desenvolvimento do Paraná”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

A secretaria de Infraestrutura e a Ferroeste darão apoio técnico para o projeto e a obra. “A Ferroeste dará o apoio e eles que indicarão o melhor local para terminal, além de fazerem o projeto e a obra”, informou o presidente da Ferroeste, João Vicente Bressolin Araújo.

PLANEJAMENTO – O novo terminal de carga e descarga de produtos vai integrar os novos empreendimentos na área rodoviária e ferroviária em Laranjeiras do Sul. Em parceria com o governo federal, o Estado vai ganhar nova ferrovia que vai ligar Maracaju (MS) até Pontal do Paraná, passando por Laranjeiras do Sul. Na região também chegará, de Campo Mourão, a nova BR-158.

“A nova rodovia vai permitir que Campo Mourão possa embarcar seus produtos em Laranjeiras do Sul, seguindo pela ferrovia até Paranaguá , diminuindo assim o custo do frete de grãos e produtos agrícolas”, explica o João Vicente, da Ferroeste.

A região de Campo Mourão tem grande produção agrícola e tem empresas importantes para a economia do Estado, como é o caso da Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda. (Coamo), maior cooperativa da América Latina.