Secretaria de Infraestrutura amplia projeto de coleta seletiva e reciclagem 26/06/2013 - 14:30

A conscientização dos servidores sobre a necessidade de se ter um ambiente ecologicamente correto, envolvendo a coleta seletiva de materiais recicláveis, foi o tema debatido na manhã desta terça-feira (25), entre representantes da Secretaria de Infraestrutura do Paraná. Na reunião, ficou decidido que o projeto de coleta reciclável da secretaria será ampliado para as autarquias Ferroeste, Departamento de Estradas de Rodagem e Paraná Edificações.

O projeto Educar para Reciclar – antes feito somente pelo DER, envolverá agora todos os servidores das autarquias da Secretaria de Infraestrutura. O objetivo é fazer ações maiores e mais diversificadas que conscientizem os funcionários sobre a necessidade de se criar um ambiente ecologicamente correto.

“Temos que modificar o pensamento das pessoas sobre atitudes e práticas referentes ao meio ambiente – que infelizmente está em constante degradação. Vamos fazer ações de responsabilidade social”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

Estimular a mudança de atitudes, formar novos hábitos com relação a recursos naturais e criar uma consciência ambiental – por meio de programas que eduquem as pessoas, são alguns exemplos do que o projeto Educar para Reciclar fará. Além de informar sobre as diversas formas de coleta e destino dos resíduos e fazer uma reflexão sobre a importância do tema.

As novas ações do projeto são de integração e parcerias com as assessorias e entidades do meio ambiente do Estado, fazendo campanhas de educação ambiental em todos os escritórios regionais da secretaria de Infraestrutura. A ampliação da coleta seletiva de materiais recicláveis também será feita, como de pneus, lâmpadas, móveis não utilizáveis, isopor, cartucho de impressoras, entre outros.

Proporcionar palestras aos servidores sobre meio ambiente, divulgar mensagens de educação ambiental e constituir um espaço nas regionais do DER para separação e coleta de materiais, assim como criação de jardins e hortas, também serão feitas ao longo do projeto Educar para Reciclar.

“Cada funcionário da secretaria de Infraestrutura será responsável pelo sucesso desse projeto. Juntos, conseguiremos colaborar ainda mais com o meio ambiente”, disse a integrante da comissão de planejamento ambiental da secretaria de Infraestrutura, Enedir Terezinha da Luz.

AÇÕES – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – pertencente a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, vem executando atividades de coleta seletiva desde 2001.

“Já temos um trabalho voltado ao meio ambiente. Criamos lixeiras coletivas de separação de resíduos, caixas de baterias, pilhas e celulares não utilizáveis, lixeiras hospitalares nas áreas médicas do DER. Além da separação de lixo seco e orgânico”, explicou Terezinha da Luz.

Terezinha da Luz disse ainda que com a ampliação do projeto Educar para Reciclar, os funcionários colaborarão com o meio ambiente não só dentro do trabalho, mas passarão essa mensagem de conscientização a outras pessoas, como familiares e amigos. “Precisamos colaborar para um meio ambiente mais saudável, com respeito, amor e dedicação. E todas as atividades que iremos fazer por meio do projeto, ajudarão nisso”, disse.

REGIONAL LESTE – Um dos grandes exemplos de conscientização e de serviços voltados ao meio ambiente são as atividades que a regional Leste do DER já vem executando. Desde 2009 a regional tem um trabalho exemplar de como cuidar do meio ambiente mesmo estando dentro do trabalho.

“Temos trabalhos de reaproveitamento de resíduos e com estratégicas ambientais para funcionários. Tudo o que fazemos é para que a reciclagem seja feita de forma eficaz e para que os resíduos tenham uma destinação adequada”, disse o biólogo e gerente de meio ambiente da regional Leste do DER, Siumar Goetzke.

A regional Leste tem, além da própria sede, mais dois escritórios, um em União da Vitória e outro em São Mateus do Sul. Cada um desses locais têm centros de reciclagens, onde são feitos o recolhimento dos resíduos e a separação dos mesmos. Alguns dos resíduos coletados tanto pelos funcionários, quanto nas rodovias da região Leste, são: óleo queimado, embalagens plásticas, tintas, madeira, ferro, pneus e restos de vegetação.

O transporte desses materiais é feito por caminhões do DER, por caminhões de reciclagem dos municípios e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) – que dá a destinação final aos resíduos. Os materiais reaproveitados e reciclados do DER, como os óleos de cozinha, que são trocados por empresas que recolhem o óleo e entregam sabão líquido no lugar, são usados no próprio DER.

Além dos centros de reciclagem, a regional Leste faz outros serviços voltados ao meio ambiente, como hortas comunitárias, cursos oferecidos aos funcionários, palestras e filmes educativos, e implantação de lixeiras seletivas.

“Essas atividades que estamos desenvolvendo, representam uma mudança da visão do nosso pessoal, referente ao meio ambiente. A sustentabilidade é uma ação social. Todos têm que ter uma consciência e fazer esse trabalho dia a dia”, disse Goetzke.

Pela Ferroeste participaram o diretor administrativo financeiro Abelardo Círico e a secretária Beatriz Klein, integrante da comissão.

Legenda
Comissão discute a ampliação do Projeto de Recicláveis