Estado apresenta soluções em transporte e logística a produtores de milho 02/06/2017 - 15:43

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, fez um balanço das ações do Governo no Estado no setor e afirmou que há um esforço constante para garantir que a produção agrícola seja transportada até o Porto de Paranaguá da maneira mais eficiente possível. Ele participou nesta quinta-feira (1), em Castro, do Fórum Mais Milho, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e outras entidades.

"Sabemos da capacidade do nosso produtor rural, que bate recorde de safra ano após ano e, por isso, temos feito um esforço conjunto nas estradas, na Ferroeste e no Porto de Paranaguá. Temos nos empenhado para atender o produtor rural como aquilo que é, nosso cliente", disse o secretário.

Richa Filho lembrou que na primeira metade dos anos 2000 a agricultura paranaense crescia, enquanto o serviço prestado pelo Estado não acompanhava essa demanda. "Quem não se lembra das grandes filas no Porto, que chegavam até Campo Largo. Com uma gestão integrada e profissional mudamos essa situação", afirmou.

No fórum, Richa Filho participou da mesa-redonda Pós-Colheita: Da Armazenagem à Logística, ao lado do diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e do diretor presidente da Ferroeste, João Vicente Brezolin.

NÚMEROS POSITIVOS - O evento contou ainda com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, de produtores rurais e representantes de cooperativas e de entidades representativas.

Maggi destacou os números do PIB do primeiro trimestre, dilvugados pelo IBGE nesta quinta-feira, que mostram que o setor agropecuário cresceu 13% em relação ao trimestre anterior. "É a parte da economia que tem crescido e ajudado mais o Brasil", destacou.

O secretário Norberto Ortigara destacou a contribuição do Paraná e lembrou que novamente a previsão é de safra recorde para este ano. "Somos e vamos continuar sendo campeões na produção e referência para todo País."

FOTO- Castrolanda - Fórum aumento na produção de milho. Na foto o Secretario de Infraestrutura e Logística do Paraná, Jose Richa Filho. Diretor do Porto de Paranaguá, Luiz Henrique Dividino. Diretor Presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin e o assessor técnico da FAEP, Nilson Camargo. Foto Jorge Woll/SEIL/DER.