Ferroeste comemora 29 anos de atividade 15/03/2017 - 06:00

A Ferroeste completa 29 anos de atividades nesta quarta-feira, 15. A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística, é sociedade de economia mista que tem no Governo do Paraná seu maior acionista.

A empresa foi constituída, no papel, em 1988. Três anos depois, em 1991, a Assembleia Legislativa sancionou lei que autorizava o Poder Executivo a efetivar sua participação acionária na empresa.  Neste mesmo ano foi iniciada, em março, a construção.

Cinco anos depois, em 1996, o tráfego de trens na ferrovia de 248,6 quilômetros, entre Guarapuava e Cascavel, teve início. A obra, feita com recursos do Estado, à época custou US$ 360 milhões, tendo sido executada em parceria com o Exército.

A Ferroeste escoa parcela importante da produção agrícola do Oeste do Paraná, principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres frigorificados, com destino principalmente a empresas do Centro do Estado e ao Porto de Paranaguá.

No sentido da importação, a empresa transporta insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis. A orientação básica da Ferroeste é reduzir os custos logísticos do escoamento da produção e oferecer tarifas competitivas aos produtores da região Oeste.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias