Presidente da Ferroeste fala sobre perspectivas da empresa na Semana da Memória Ferroviária
20/09/2017 - 13:27

O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo, fala nesta quinta-feira (21) sobre a “Ferroeste, ontem, hoje e amanhã”, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, durante a sessão de comunicados institucionais da 1ª Semana Paranaense da Memória Ferroviária.
A promoção é do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Biblioteca Pública do Paraná e do Centro de Memória Ferroviária, e acontece desde o 18, sendo que vai até o dia 22 de setembro,em Curitiba. Com o tema “História, memórias e novas perspectivas”, o evento conta com o apoio da Ferroeste.
Na abertura, um documento histórico, o audiovisual da última viagem de trem Paranaguá-Curitiba realizada pela RFFSA, foi entregue aos organizadores pelo marumbinista Nelson Luiz Penteado Alves. O representante da ABPF-PR, João João Luís V. Teixeira informou aos participantes que a recuperação da locomotiva 11 está avançada. Trata-se da "Maria Fumaça".
BIBLIOTECA
A programação segue hoje no auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná com a Mostra Audiovisual, a partir das 18 horas, e às 18h30, Márcio Assad faz a palestra “Memórias do turismo férreo no Brasil”. Em seguida, às 19 horas, acontece o Bate-papo “Na rigidez dos trilhos, a flexibilidade na escolha”, com Adélia Maria Woelln, também no auditório da Biblioteca.
No dia 21, a partir das 18 horas, no segmento “A preservação”, serão realizadas comunicações institucionais das seguintes entidades: Iphan – com o tema “Patrimônio Ferroviário”; e Ferroeste – com o tema “Ferroeste, ontem, hoje e amanhã”, que será apresentado pelo presidente da empresa, João Vicente Bresolin Araujo.
Na sequência das comunicações, se manifestam a Serra Verde Express – com o tema “Trens turísticos”; e a Unidade do 15º GAC-AP, com o tema - "A recuperação da estação ferroviária da Lapa". No mesmo dia, às 20 horas, será a vez da homologação da Carta Ferroviária de Curitiba.
LAPA
No dia 22, na cidade da Lapa, será inaugurado às 15 horas, a nova sede do Centro de Memória Ferroviária, localizada na "estação nova" ( 65 anos). A sede ocupará um prédio recuperado pelo Exército Brasileiro, numa parceria com o município da histórica cidade. Pronunciamento da regional paranaense da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária encerrará o evento.
A inauguração do Centro de Memória, para Kallil Assad, marca um novo tempo na forma de preservação ferroviária, “visto que será um centro de pesquisa do tema ferroviário sul brasileiro e contemplará inúmeros projetos, voltados à educação patrimonial e meio ambiente”. Ele destaca o "Ecotrenzinho" , que já está em operação, em uma parceria entre as Secretárias municipais da Lapa, de Educação, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
As informações e pedidos de inscrição (gratuitas) poderão ser realizados pelo email: comunicacao.spmf@gmail.com e pelo telefone: (41) 999861011 (whatsapp).