SEIL, DER-PR, PRED e Ferroeste homenageiam servidores 25/10/2018 - 15:59

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, no próximo domingo (28), a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e suas autarquias vinculadas realizaram um evento de confraternização e homenagens na última quarta-feira (24). Participaram funcionários da SEIL, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), da Paraná Edificações (PRED) e da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste).

Após a abertura feita pela banda da Polícia Militar, o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, prestou uma homenagem especial ao engenheiro e arquiteto Ayrton Cornelsen, 96 anos, pelos relevantes trabalhos, estudos e projetos desenvolvidos em favor do povo paranaense. “Lolô”, como é mais conhecido, foi diretor-geral do DER-PR entre 1958 e 1961, no governo do seu avô paterno Moysés Lupion.

“Ele tinha um lema: a estrada como um rio, que fertiliza a terra e convida o homem a caminhar cada vez mais”, destacou Lupion. “Ele é uma pessoa que sempre nos orgulhou, que sempre fez o bem, que sempre construiu, mas construiu pontes, construiu amizades, construiu futuros, mas principalmente, ele sempre construiu com muito amor”, enfatizou. “Asfaltei 740 quilômetros no Paraná, sem empreiteiro, o próprio DER que fez. Chega, né?”, brincou Lolô, arrancando risos da plateia.

REALIZAÇÕES - Entre uma extensa lista de obras no Paraná, Lolô projetou a Rodovia do Café, o Ferryboat de Guaratuba, a Estrada do Colono, a Autoestrada Curitiba-Paranaguá, a Estrada Federal Curitiba-São José dos Pinhais-Joinville, a Guaratuba-Garuva e a Estrada da Graciosa. Ocupou vários cargos públicos, planejou a colonização do oeste e sudoeste do Estado e estruturou as cidades paranaenses com planos diretores e infraestrutura.

Também foi Lolô quem projetou o Edifício Oswaldo Pacheco de Lacerda, sede do DER-PR, localizado na Avenida Iguaçu, no bairro Rebouças, em Curitiba. O engenheiro considerado “revolucionário” recebeu uma placa das mãos do seu sobrinho-neto, João Pedro Lupion. Ao final do evento, o secretário Lupion anunciou que o auditório do DER-PR será batizado de Ayrton “Lolô” Cornelsen.

DEDICAÇÃO - O secretário de Infraestrutura agradeceu o trabalho de cada servidor da SEIL e das autarquias vinculadas. “Hoje, que nós estamos comemorando o Dia do Funcionário Público, estamos homenageando várias figuras ilustres da nossa instituição. Quero agradecer mais uma vez a todos que estão dando seu suor, sua dedicação e seu amor ao nosso Estado, trabalhando com muita dignidade e empenho para que o Paraná continue a desenvolver”, declarou.

BOX
Amizades, viagens e realizações

No evento realizado na tarde de quarta-feira (24) no auditório do DER-PR, 197 servidores públicos aposentados entre outubro de 2017 e outubro de 2018 foram homenageados com a entrega de certificados de reconhecimento.

Entre os aposentados, Cláudio Tureck, que trabalhou para o DER-PR em Cerro Azul, compartilhou sobre sua trajetória: “Comecei com trabalho braçal e passei a ser operador de máquinas. Foi bom esse tempo, pude viajar para muitos lugares, conheci muita coisa.”

Outro ex-funcionário prestigiado no evento foi Adivar Antônio dos Santos, também do DER-PR de Cerro Azul. “Foram 36 anos cuidando dos trechos de Curitiba, Agudos do Sul e outros. Pude viajar bastante para os distritos, como Lapa, São Mateus do Sul e Balsa Nova. E agora posso descansar bastante”, comentou.

Também recebeu o certificado Rosimari Rebello dos Santos, que fez parte da equipe do DER-PR e da PRED. “Trabalhei no DER por 35 anos e saí de lá porque fui convidada para trabalhar na Paraná Edificações. Na PRED também foi maravilhoso, o pessoal muito bacana. Fizemos uma grande amizade lá. E agora aposentada, eu vou cuidar do meu neto, levá-lo para escola, descansar e aproveitar muito”, falou.

O diretor-geral do DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, salientou a importância do trabalho destes profissionais. “Quero agradecer a todos que já cumpriram a sua missão e estão prontos para se aposentar. Fica nosso eterno agradecimento a tudo que fizeram em prol do DER, da SEIL e do desenvolvimento do Estado do Paraná”, afirmou.