Transporte recorde de cargas da Ferroeste no primeiro semestre

01/08/2014 - 14:24

O volume de cargas transportado pela Ferroeste no primeiro semestre de 2014 foi superior em 19% ao movimento registrado no mesmo período do ano passado, segundo os números da empresa divulgados nesta quarta-feira (30).
A aquisição de duas locomotivas MX620, de 2.000 HPs, que começaram a operar em março e abril, foi um dos fatores que impactou de forma positiva a produção da ferrovia.
Além das novas locomotivas – primeira compra desse porte na empresa –, a otimização dos processos ferroviários foi outra grande responsável por alavancar o melhor desempenho de 2014.
Outras medidas adotadas pela administração para melhorar a eficiência da ferrovia foram a implantação de novos fluxos ferroviários, a redução do ciclo de vagões, e a prospecção de operações comerciais mais rentáveis.
Volumes
Nos seis primeiros meses deste ano, a Ferroeste transportou 415.892 toneladas úteis (TUs). Mesmo com a paralisação de dez dias, em junho, devido aos estragos causados pelas chuvas na via permanente, esse volume supera de forma significativa as 347.267 toneladas úteis movimentadas no primeiro semestre de 2013. Já em relação a 2012, o crescimento foi de 11% sobre o mesmo período.
Somente no segundo trimestre de 2014, o volume de cargas teve um desempenho 55% maior que nos mesmos três meses de 2013 no Oeste do Paraná. A produção apresentou um salto de 137.974 para 213.700 toneladas úteis.
O faturamento da empresa durante os primeiros seis meses do ano também teve aumento de 22% quando comparado ao mesmo semestre do período anterior.
Desde 2011, a curva de crescimento da ferrovia tem se mostrado consistente, refletindo os investimentos que a atual administração vem implementando nos ativos ferroviários da companhia.
Produtos
Os produtos mais representativos no incremento do volume de cargas no semestre foram os granéis e o cimento. Enquanto os grãos, produto da pauta de exportação, tiveram aumento de 53%, o cimento apresentou acréscimo de 22% no fluxo de importação.