O Paraná está modernizando sua malha ferroviária
Com um PIB de cerca de U$ 115 bilhões, o Paraná é uma potência agropecuária responsável por 33% da produção brasileira de soja e milho, 25% da carne de frango e 16% da carne suína.
Porém, para escoar toda esta produção, é preciso ampliar e modernizar a infraestrutura de transporte ferroviário do Estado, deixando-a à altura da sua importância como produtor mundial de alimentos.
Novas Ferrovias
- Dourados-MS / Guarapuava-PR e
- Guarapuava-PR / Paranaguá-PR
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Uma ferrovia que atravessará fronteiras
Com 250 km já prontos para operação, a nova linha férrea vai passar pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e também captar cargas da Bolívia e Paraguai.
O projeto vai revitalizar o trecho existente e construir novos trechos de Dourados-MS a Cascavel e de Guarapuava ao Porto de Paranaguá modernizando o transporte da região.
Modelo Jurídico
- Ferrovia Dourados-MS / Guarapuava-PR: Subconcessão da Ferroeste
- Ferrovia Guarapuava-PR / Paranaguá-PR: Concessão Ferroviária Estadual
- Reserva de capacidade operacional para Operadores Ferroviários Independentes
- Regras de interoperabilidade entre os dois novos trechos e com a malha já existente
- Possibilidade de concessão até 2079 - prazo será definido pelo estudo técnico