O Paraná está modernizando sua malha ferroviária

Com um PIB de cerca de U$ 115 bilhões, o Paraná é uma potência agropecuária responsável por 33% da produção brasileira de soja e milho, 25% da carne de frango e 16% da carne suína.

Porém, para escoar toda esta produção, é preciso ampliar e modernizar a infraestrutura de transporte ferroviário do Estado, deixando-a à altura da sua importância como produtor mundial de alimentos.

Novas Ferrovias

  • Dourados-MS / Guarapuava-PR e
  • Guarapuava-PR / Paranaguá-PR

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Uma ferrovia que atravessará fronteiras

Com 250 km já prontos para operação, a nova linha férrea vai passar pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e também captar cargas da Bolívia e Paraguai.

O projeto vai revitalizar o trecho existente e construir novos trechos de Dourados-MS a Cascavel e de Guarapuava ao Porto de Paranaguá modernizando o transporte da região. 

Como será a nova ferrovia

 

Modelo Jurídico

  • Ferrovia Dourados-MS / Guarapuava-PR: Subconcessão da Ferroeste
  • Ferrovia Guarapuava-PR / Paranaguá-PR: Concessão Ferroviária Estadual
  • Reserva de capacidade operacional para Operadores Ferroviários Independentes
  • Regras de interoperabilidade entre os dois novos trechos e com a malha já existente
  • Possibilidade de concessão até 2079 - prazo será definido pelo estudo técnico